Organização
Organização


Inviabilizada a proposta de criação de duas novas Ouvidorias na Ilha Terceira com a restauração das duas existentes desde o século XVI, respondemos à extensão territorial da ilha com a descentralização das tarefas pastorais da Ouvidoria em cada uma das cinco Zonas Pastorais, já existentes, com autonomia na acção «pastoral de conjunto»:

Zona Pastoral de Angra - Cidade

Zona Pastoral Leste de Angra

Zona Pastoral Oeste de Angra

Zona Pastoral Periférica de Angra

Zona Pastoral do Ramo Grande

A acção pastoral de cada uma das zonas, como se de uma Ouvidoria se tratasse, é animada e coordenada pelo respectivo Ouvidor, com o ritmo de encontro acordado entre os colegas ao serviço da mesma.

A «Equipa de Ouvidores» reúne com regularidade  de dois em dois meses,  com a coordenação do Ouvidor da Ilha Terceira. Com convocatória e agenda prévia, reunimos em dia e hora mais conveniente para todos na Casa de Obras Católicas,  sede da Ouvidoria, em Angra pela sua centralidade eclesial, histórica e geográfica.

A Ouvidoria promove quatro plenários ou «Assembleias Anuais», com propostas oportunas de oração, formação e convívio fraterno. Reunimos no Seminário de Angra na segunda-feira da Serreta, 1 de Dezembro, quarta-feira santa e feriado da autonomia regional, contando nesses dias com  maior disponibilidade dos padres ao serviço da ilha mas com actividade profissional.

De acordo com o «Programa Diocesano» anual promovemos ou apoiamos iniciativas pastorais para toda a ilha: poucas, porque um verdadeiro trabalho pastoral só pode ser eficaz em cada uma das zonas.

Está reconstituido o «Conselho Pastoral da Ouvidoria da Ilha Terceira», depois de lançados os «Conselhos Pastorais de Zona» na última visita pastoral à ilha Terceira.

Conta na sua composição com os seguintes elementos representativos da igreja que vive e trabalha na ilha Terceira:

  • António Henrique Arruda Pereira, por inerência de funções, como Ouvidor;
  • Alberto da Rocha Azevedo, representante da Zona Pastoral Leste de Angra;
  • Andreia Ramos Rodrigues, representante dos Movimentos Apostólicos Juvenis;
  • Aurélio Henrique Silva Franco da Fonseca, representante da Zona Pastoral de Angra;
  • César Leandro da Costa Toste, representante da Zona Pastoral do Ramo Grande;
  • Irmã Maria Emília Barcelos Martinho, representante dos Institutos Religiosos;
  • Lúcia Maria Coelho Pereira, representante da Zona Periférica de Angra;
  • Lucelinda Maria de Melo Mendes e José Olívio Mendes Rocha, casal representante dos Movimentos Apostólicos Adultos;



Total de visitas: 24953